CONFIRA AQUI AS DICAS DE GIOVANNI SENA

Giovanni Sena 
reside em Brasília. É músico profissional. Leciona baixo elétrico na EMB - Escola de Música de Brasília além de ser baixista da banda de heavy metal Age Of Artemis. A banda tem dois discos lançados: “Overcoming Limits”“The Waking Hour”, 
ambos lançados no Japão (King Records), na Europa (Power Prog) e no Brasil e distribuído pela Nightmare Records no Estados Unidos”.




Primeiramente muito obrigado por ter aceitado o convite para passar essas dicas, e aceitar que elas sejam postadas com exclusividade para o nosso blog.        dicasparabanda.blogspot.com.br


"O prazer é meu em poder compartilhar algumas de minhas experiências aqui no blog".


Giovanni Sena, como e onde posso encontrar os integrantes para começar minha banda?

"Pra ser sincero, hoje em dia, se você acredita na sua música, e quer que sua banda se torne profissional, você tem que encontrar pessoas que possam trabalhar juntamente com você e que tenham os mesmos ideais. Aumentar a sua rede de contatos ainda é a forma mais fácil para se montar uma banda. Alguém que conhece alguém que toca bem e tal. Daí ir à luta. Procurar o contato da pessoa e trocar uma ideia. Desta forma, seu leque de possibilidades aumentam e as chances de encontrar as pessoas certas também aumentam.
Hoje em dia, aquela ideia de juntar os amigos da rua e fazer uma banda, apesar de ser saudável, na prática, as estatísticas mostram que são poucas que vingam".


Como definir o estilo musical da minha banda?


"Acredito que no início de uma banda não devemos nos preocupar com rótulos. Essa preocupação não cabem aos músicos do grupo. Deixa o teu público ouvir o teu som que logo aparece alguém definindo o teu som. Talvez você concorde, talvez não. Deixar a música fluir e tomar o caminho próprio é a melhor forma de encontrar o som que a banda quer fazer".

Devemos começar com cover ou já ir tentando as autorais logo de cara?

"Aprender músicas de outros artistas é uma escola que traz muitas vantagens. Mas em um determinado momento, você tem que se livrar disso e procurar o teu som por meio de composições. Compor também é um ótimo exercício para desenvolver vários aspectos musicais. Talvez a melhor resposta seria: encontrar um ponto de equilíbrio desde o início, isto é, compor e tirar covers, mas com a preocupação de ir diminuindo os covers e aumentando as músicas autorais". 

Devemos tocar o que a gente gosta ou tocar o que agrada uma meia dúzia?

"Depende do tipo de músico que você ESTÁ no momento. O que quero dizer com isso é: você foi contratado para uma determinada “gig”? Se for assim, você tem que se adaptar, já que você aceitou o trabalho, e tocar exatamente o que o seu contratante exige. Mas se você não tem compromisso e o que você quer é mostrar a tua arte, desta forma você deve tocar o que você acredita".

e os ensaios? Como devo organizar, em quanto e quanto tempo devo ensaiar, e como faço para tirar o máximo de proveito desses ensaios.

"Essa é uma ótima pergunta. Primeiramente, todos do grupo devem fazer sua lição de casa, isto é, aprender bem as músicas, saber todos os detalhes das mesmas. Hoje em dia, tem muitas ferramentas que podem ajudar com isso como: metrônomo, softwares de gravação, troca de e-mails etc. Você também pode trabalhar separadamente os “naipes” da banda. Isto é, se a banda tiver dois guitarristas, os mesmos podem se encontrar e trabalhar os arranjos das músicas ou “malhar” as partes das músicas que ainda não soam bem. O mesmo pode acontecer com o baixista e baterista. O encontro para o ensaio em um estúdio deve ser para PASSAR as músicas e não ficar aprendendo as partes por lá, pois desta forma, você perde muito tempo e ao mesmo tempo perde dinheiro. O ensaio serve para ajustar detalhes da música e fazer com que aqueles arranjos que foram pensados previamente se tornem música".

Devemos ser original ou posso copiar um estilo que já está bombando no cenário?

"O conceito de originalidade, nos dias de hoje é muito relativo. Desde a idade média, ou antes disso, muitos compositores já vinham se repetindo. A música é muito mais que um estilo que está na moda. Então a ideia é: precisamos ser honestos com nós mesmos. Isso vai refletir diretamente na música que você faz, não importando o estilo, modas ou algo do tipo".

As criticas? devemos levar a sério ou é só inveja da concorrência?

"Existem críticas e críticas. Então isso depende muito de quem falou, do grau de conhecimento que essa pessoa tem sobre a música que você faz. Ao mesmo tempo, todo mundo tem direito de gostar ou não da sua música. Mas venho aqui tocar na mesma tecla: se você acredita na sua música, seja feliz e continue fazendo, pois tudo tem um tempo de adaptação. Os anos irão lhe ajudar a encontrar o seu caminho musical".

Pagar pra tocar é errado?


"Tudo tem que ter um objetivo claro. As vezes fazer um show sem receber um cachê não quer dizer que você não está recebendo algo em troca. De qualquer forma precisamos estar ciente de que se vou fazer algo é para que tenha algum retorno com aquilo, mesmo que seja para pegar “ritmo de jogo” no palco. Fazer um show é MUITO diferente de fazer um ensaio".

Figurino é tão importante assim?


"Sim. A forma de como se apresenta é tão importante como tocar bem o seu instrumento. Isso traz muitos benefícios como: aumenta a sua rede de contatos, aumenta o teu público, ajuda a desenvolver o teu próprio estilo. Toda banda adota um estilo e traz isso para o palco. Ver o Flea (Red Hot) tocar só de bermudas, não quer dizer que ele não está com um figurino. Isso é um estilo que a banda adota e acabou virando marca registrada dos shows deles".

Chegou o grande dia... “a nossa tão esperada primeira apresentação em publico”. Como devemos nos comportar?

"Sejam vocês mesmos! Acreditem no trabalho que vocês desenvolveram e tragam essa energia para o palco".

Como e onde posso divulgar minha banda:


"Hoje em dia tem várias formas. Com a internet tudo se tornou mais fácil e mais difícil ao mesmo tempo. Importante é ter um disco bem gravado, com ajuda de um produtor e se as condições financeiras permitirem, uma assessoria de imprensa ajuda bastante. Pois desta forma, a sua banda tem mais chance de aparecer nesse mar de informações".

e para finalizar... pra chegar ao tão sonhado sucesso existe alguma mágica?

"O conceito de sucesso também é relativo. Porém sem querer filosofar demais. O que temos que fazer é trabalhar MUITO e ter MUITA sorte!"

Quero agradecer muito a você Giovanni Sena, por ter nus dado a honra de passar essas preciosas dicas, temos certeza de que a galerinha que está começando vai tirar muito proveito, Obrigado Mesmo.

"Eu que agradeço a oportunidade de ajudar de alguma forma os(as) leitores(as) do blog. Se quiser saber mais sobre os meus trabalhos podem acessar:


Valeu galera e tudo de bom!




Nenhum comentário:

Postar um comentário